Editoras

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes:

O que é o Gutten?

O Gutten é uma plataforma online que conecta editoras e gráficas de todo o Brasil para agilizar e automatizar o processo de gestão e cotação de impressão de livros. Com poucos cliques, a editora poderá enviar os dados de impressão de seu livro a todas as gráficas cadastradas no Gutten e, ao receber os retornos, escolher a melhor opção. Somos uma iniciativa do MercadoEditorial.org, plataforma que desde 2015 vem revolucionando o mercado de livros no Brasil, promovendo eficiência no processo de divulgação de metadados no setor.

Como funciona na prática?

O Gutten tem o objetivo de facilitar a comunicação entre editoras e gráficas no que se refere à gestão de impressão dos livros. A editora acessa a plataforma, preenche um formulário com todos os dados da obra que será impressa e, ao finalizar o preenchimento, pode enviar a cotação para todas as gráficas cadastradas no Gutten ou apenas para as de sua preferência.

Quais as vantagens do Gutten?

O Gutten possibilita agilidade e assertividade no momento de enviar as cotações para as gráficas. Em um só lugar, é possível preencher as informações do livro que será impresso e enviar a cotação para todas as gráficas com apenas 1 clique. Todo o processo é registrado no sistema, com segurança e rastreabilidade. Todos os mecanismos para que o serviço possa ser gerido da melhor maneira possível.

Todos os campos do formulário de cotação são obrigatórios?

Não! Nem todos os campos são obrigatórios.

O formulário com as informações da obra a ser impressa não abrange todas as especificidades do meu projeto. Como prosseguir com o preenchimento?

Neste caso, você pode inserir as especificações ou observações adicionais no campo “Observações”, no fim do formulário, ou nos enviar um e-mail para [email protected] para analisarmos a inclusão do campo faltante.

Depois que envio uma cotação, qual o próximo passo?

Depois de enviar uma cotação para uma ou mais gráficas, é preciso aguardar o retorno das gráficas com os preços, condições e especificações. Assim que as gráficas começarem a te enviar os retornos, você receberá e-mails de alerta e os preços que elas enviarem ficarão disponíveis na plataforma.

Como saber quando a gráfica respondeu à minha cotação?

Assim que a gráfica retornar com o preço, você receberá um e-mail de aviso (será enviado para o e-mail que você se cadastrou no Gutten) e o orçamento também ficará disponível na plataforma, em “Cotações -> Listar todas”.

O que acontece depois que a gráfica retorna com os preços?

Assim que as gráficas respondem à sua solicitação e enviam os preços, você poderá comparar os preços, condições de pagamento e aceitar ou não o preço e criar um orçamento.

O que acontece quando aceito o preço de uma gráfica?

Ao aceitar o preço de uma gráfica, você está sinalizando àquela gráfica que quer criar um orçamento com ela. Ao aceitar o preço de uma gráfica, o processo daquele livro no Gutten é concluído e a finalização se dará entre a editora e a gráfica.

Como contactar a gráfica assim que aceito o preço e crio um orçamento?

No retorno da gráfica com os preços, sempre haverá o contato telefônico e e-mail da gráfica!

Ao criar um orçamento com uma gráfica, o que acontece com as outras gráficas que estavam participando daquela cotação?

As outras gráficas que receberam sua cotação receberão um e-mail de aviso que aquela cotação já foi concluída.

O Gutten faz algum tipo de interferência nos preços praticados pelas gráficas?

Não. O Gutten não interfere ou se envolve nos preços praticados pelas gráficas e nem nas negociações entre gráfica e editora.

Consigo ver as cotações de outras editoras?

Não. Esse dado é sigiloso. Sua empresa conseguirá ver apenas as cotações que sua empresa envia.

As gráficas conseguem visualizar os preços praticados por outras gráficas?

Não. Nenhuma gráfica tem acesso aos preços praticados por outras.

Como saber quais gráficas estão cadastradas no Gutten?

Para obter uma listagem de todas as gráficas que utilizam a plataforma, acesse o Gutten com seu login e senha e clique em “Gráficas -> Listar todas”.

A gráfica com quem sempre trabalho ainda não está cadastrada no Gutten. Como fazer para que ela utilize o sistema?

Você pode enviar um convite à gráfica diretamente pelo Gutten! Acesse a plataforma com login e senha e clique em “Gráfica -> Enviar convite”.

O Gutten é gratuito?

O Gutten oferece 90 dias (3 meses) de uso gratuito da plataforma. Após esse período, será cobrada uma mensalidade de R$ 39,90.

Se eu cancelar minha conta antes do término dos 90 dias gratuitos, receberei alguma cobrança?

Não! Se o cadastro for cancelado antes do término dos 90 dias, não haverá nenhuma cobrança.

Quais os métodos de pagamento?

Mensalmente, será enviado um boleto de pagamento ao e-mail cadastrado no Gutten.

Como encerrar minha conta?

A conta pode ser encerrada a qualquer momento. Para encerrar sua conta no Gutten, algum usuário da empresa do tipo “Administrador” deve acessar a plataforma com login e senha e clicar em “Empresa -> Usuários“. No usuário que se deseja excluir, clicar em “Ações -> Editar -> Apagar esta conta“. A conta específica, então, será excluída da plataforma.

Como comparar os preços enviados pelas gráficas para minha cotação?

Para visualizar, em apenas uma tela, todos os preços enviados pelas gráficas e fazer suas comparações, acesse “Cotações -> Listar todas“, após o login. Na próxima tela, escolha a cotação que deseja visualizar e, no menu à direita, clique na caixa de opções e acesse “Visualizar”. Na próxima tela, desça até a parte de retorno das gráficas e clique em “Gráficas -> Escolher orçamentos”. Na próxima tela, aparecerão todos os livros dentro daquele orçamento, juntamente aos retornos das gráficas. É possível filtrar a partir das tiragens e comparar os preços. Também é possível baixar uma planilha com os dados, clicando em “Baixar planilha” na tela de comparação de preços.

Como aceitar o preço de uma gráfica e dar andamento ao processo com ela?

Os preços podem ser aceitos na tela de comparação, citada acima. Ao aceitar o preço de uma gráfica e dar andamento ao processo, a gráfica será avisada e será criado um orçamento, com código próprio.

Se eu não fechar todos os livros com uma gráfica específica dentro da cotação, o que acontecerá com os livros que não fechei com nenhuma outra gráfica?

Dentro daquela cotação, os livros que ainda não foram fechados com nenhuma gráfica da cotação continuarão em aberto. Se, por exemplo, em uma cotação com 10 livros, apenas 4 foram fechados com alguma gráfica específica (e os orçamentos foram criados), os outros 6 restantes ficarão em aberto, aguardando finalização. A qualquer momento, a editora poderá abrir novamente a página de comparação de preços e fechar orçamentos para aqueles livros restantes.

Qual a diferença entre “cotação” e “orçamento” no Gutten?

No Gutten, a cotação é quando a editora envia os dados o(s) livro(s) para as gráficas. Quanto a(s) gráfica(s) retorna(m) com os preços e a editora escolhe com qual gráfica quer fechar aquele processo, cria-se um orçamento. Exemplo: a editora envia uma cotação com 10 livros para 2 editoras. Depois dessas duas gráficas retornarem com os preços, ela pode fechar 5 livros com a primeira gráfica (criando um orçamento de 5 livros com a primeira gráfica) e fechar os 5 restantes com a segunda gráfica (criando um orçamento de 5 livros com a segunda gráfica).

É possível inserir mais de um usuário no Gutten?

Sim. Para isso, acesse sua conta no Gutten com login e senha e, no menu à esquerda, acesse Configuração -> Empresa -> Usuários.

Quais os níveis e permissões dos usuários no Gutten?

O Gutten possui atualmente três tipos de usuário: Administrador, Cadastro de Livros e Negociador. O usuário “Cadastro de livros” tem a permissão para criar, inserir livros dentro das cotações, editar as cotações e dados dos livros das cotações. O usuário “Cadastro de livros” não tem permissão para enviar as cotações às gráficas e nem escolher os preços e criar orçamentos com as gráficas. Assim que a cotação é criada, o usuário “Cadastro de livros” pode finalizar e enviar a cotação para que o usuário “Negociador” a envie para as gráficas; O usuário do tipo “Negociador” pode criar cotações, editar cotações e enviar as cotações para as gráficas e criar orçamentos quando as gráficas retornarem com os preços; O usuário do tipo “Administrador” tem todas as funcionalidades acima, e pode criar novos usuários e excluir a conta da empresa.

Como encerrar a conta da empresa no Gutten?

A conta da empresa pode ser encerrada a qualquer momento. Para encerrar definitivamente a conta da empresa no Gutten, algum usuário da empresa do tipo “Administrador” deve acessar a plataforma com login e senha e clicar em “Empresa -> Dados da empresa -> Encerrar a conta da empresa no Gutten“.  Isso fará com que as informações e usuários da empresa sejam retirados da plataforma e vocês não terão mais acesso às cotações e orçamentos criados no período de uso. Todas as cobranças pendentes serão canceladas e sua empresa não será cobrada por elas. Caso deseje retornar a utilizar a plataforma, basta se cadastrar novamente em Gutten.com.br.

Fale conosco


    © 2021, made by MercadoEditorial.org